central de vendas
central de vendas
21 2042-0671
 
corretor online
 
Vendas por
e-mail
 
Portal do cliente mdl

Blog MDL
Acompanhe todas as informações
sobre o mercado imobiliário

Blog MDL

Decoração
10 de setembro de 2018

Decoração sustentável: saiba mais sobre essa tendência

Devido à enorme emissão de gases poluentes e ao descarte inapropriado de produtos que agridem o meio ambiente, as pessoas estão cada vez mais buscando projetos de decoração sustentável, reaproveitando móveis antigos ou criando novas funcionalidades para objetos que antes não tinham utilidade.

Separamos algumas dicas para você deixar oseu apartamento lindo e sustentável. Confira!

O que é decoração sustentável?

São ambientes inspirados no reaproveitamento de materiais, que utilizam matérias-primas como o OSB (Oriented Strand Board), composto de 96% de tora de madeira, e até mesmo lonas para dar acabamento aos móveis.

Os móveis focados na decoração sustentável buscam unir funcionalidade, elegância e qualidade, oferecendo móveis planejados que se adequam às suas necessidades.
A decoração sustentável está cada vez mais presente nos projetos, principalmente para evitar o avanço do aquecimento global.
Utilizar lâmpadas de LED, reutilizar a água da chuva para lavar ambientes e instalar janelas que favoreçam a iluminação do ambiente são algumas atitudes que também contribuem para uma decoração sustentável.

Decorar quartos com paletes

Os paletes são objetos extremamente versáteis. Podem ser utilizados como base para cama box, como porta-retratos, mesa de centro e diversos outros móveis.

Normalmente o palete utilizado na decoração sustentável é adquirido em feiras e supermercados e passa por uma restauração, devido ao desgaste do uso. Para isso, é preciso lixar, pintar e aplicar o verniz para madeira. Assim, o móvel resistirá por mais tempo.

Objetos artesanais com decoração sustentável

Se você é adepto do DIY (Do It Yourself) ou Faça Você Mesmo, saiba que é possível criar peças sofisticadas e exclusivas investindo muito pouco.

Potes de vidro de palmito, doce de leite ou qualquer outro tipo de produto podem ser reutilizados para guardar alimentos que normalmente são vendidos em embalagens plásticas.

Você também pode criar um lindo móvel para guardar alimentos! Basta parafusar a tampa de alumínio na madeira, encher o pote de vidro com o alimento que deseja guardar e rosquear na tampa fixa na madeira. Pronto!Você tem um lindo e exclusivo porta alimentos ou temperos!

Evite descartar materiais que levam muitos anos para se decompor, busque encontrar uma utilidade para eles. Caso isso não seja possível, faça o descarte correto, separando seu lixo e encaminhando-o para a coleta seletiva.

Muitos condomínios orientam os moradores sobre a importância do descarte consciente e faz parcerias com empresas de coleta para que esse material seja descartado corretamente.

Decoração sustentável de tecidos

O tecido é um material muito fácil de se trabalhar. Com alguma habilidade em costura você já será capaz de revestir aquela almofada antiga ou dar um novo visual para aquele pufe.

A ideia da decoração sustentável é estimular a criatividade, o que dá um ar de exclusividade para os objetos.

Você pode restaurar um sofá antigo submetendo-o a um processo de lixamento, verniz e substituição dos tecidos, tudo para que ele fique com uma aparência elegante. Essa talvez seja a parte mais interessante da decoração sustentável: transformar um móvel antigo em algo novo e arrojado.

Por onde começar?

Como você pode ver, existem muitas formas de utilizar a decoração sustentável para deixar a sua casa mais bonita. O ideal é encontrar formas criativas para reutilizar os materiais. Existem muitas dicas em canais do Youtube ou tutoriais no Pinterest.

Você tem algum móvel sustentável na sua casa? O que acha dessas ideias? Todas essas informações nos ajudam a selecionar os melhores conteúdos para vocês. Deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando nosso blog!


Desenvolvido por Noblind