central de vendas
central de vendas
21 2042-0671
 
corretor online
 
Vendas por
e-mail
 
Portal do cliente mdl

Blog MDL
Acompanhe todas as informações
sobre o mercado imobiliário

Blog MDL

Decoração
23 de fevereiro de 2018

Guia de decoração para coberturas de apartamento

Guia de decoração para coberturas de apartamento

Morar em uma cobertura é unir a privacidade das casas com a segurança proporcionada pela vida em condomínio, além de possibilitar a personalização do espaço. Duplex, tríplex ou com plantas diferenciadas, esse tipo de apartamento garante conforto e funcionalidade no piso térreo, e, no piso superior, traz uma área – coberta ou não – para criar diversos ambientes em um só lugar e poder relaxar, curtir, receber bem e ainda desfrutar de uma vista privilegiada da cidade.

Decorar nada mais é do que trazer seu estilo de vida e personalidade à cobertura. Por isso, pesquisar e buscar referências é fundamental na hora de decidir como compor cada cômodo! Se preferir, invista em um bom decorador para auxiliar e trazer inspirações e soluções para cada cantinho. Lembre-se: não importa o tamanho da cobertura, o profissional é capaz de organizar tudo em áreas versáteis e aconchegantes. Se comprou ou está pensando em comprar um empreendimento, confira algumas dicas para lhe ajudar na hora da decoração.

Integração de ambiente

Muitos empreendimentos permitem que os moradores customizem o apartamento ainda na planta ou possam modificá-lo após a entrega das chaves, sem comprometer a infraestrutura do prédio. Uma cozinha integrada ou no modelo americano garante praticidade, enquanto que unir a sala com outro ambiente – ou até a casa toda – traz mais amplitude, além de fazer ganhar em estilo.

No pavimento superior é comum ter um espaço aberto e outro fechado, o que permite a criação de ambientes personalizados ao unir churrasqueira e piscina, caso seja contemplado no projeto. Além de aproveitar bem a distribuição, propiciam áreas mais agradáveis, convidativas e relaxantes, para o convívio entre as pessoas e o compartilhamento de experiências. Além da integração,  a escolha das cores, revestimentos e mobília faz toda a diferença!

Revestimentos e mobiliários externos

Pisos e decks de madeira são fáceis de instalar e são clássicos para compor a área da piscina ou da jacuzzi. Já os porcelanatos podem ser colocados em todo o andar superior, por serem resistentes e fáceis de limpar. Na escolha do mobiliário, invista em materiais sintéticos e mais resistentes aos efeitos do tempo, principalmente se for deixá-los ao ar livre. Para deixar o ambiente mais intimista, decore com almofadas, que podem ser lavadas ou retiradas facilmente.

Se a sua cobertura tiver um espaço gourmet integrado com a área externa, é possível utilizar bancadas, poltronas, bancos de madeira, móveis e acessórios decorativos para criar uma integração ser prática, mas sem perder o estilo e a personalidade.

Paisagismo

Para valorizar ainda mais os ambientes externos do apartamento é possível trazer um pouco da natureza à cobertura, cultivando flores e plantas. Com a ajuda de profissionais de paisagismo e jardinagem dá para florir e trazer mais verde para o seu lar. Os jardins verticais, por exemplo, são ótimas opções para quem quer otimizar o espaço ou dar mais vida às paredes. Cactos e suculentas, por exemplo, exigem poucos cuidados. É sempre interessante recorrer a plantas, flores e árvores frutíferas de baixa manutenção, espécies que tenham crescimento controlado e que se adaptem à exposição ao sol, chuva e ventos. Você pode acomodá-las em vasos de diversos tamanhos para harmonizar com a decoração ou até mesmo criar um jardim no piso superior.

Outra possibilidade é cultivar uma horta com verduras, legumes, temperos e até ervas, para ter ser sempre à mão alimentos orgânicos e frescos e dar um toque especial e saudável às refeições. Lembre-se de que o fechamento da cobertura ou varanda interfere na incidência de sol e, consequentemente, na escolha das espécies que deseja colocar no apartamento.

Tipos de cobertura

Em geral, as coberturas de apartamento possuem excelente ventilação e iluminação, por estarem longe das sombras dos empreendimentos vizinhos. Mas, para criar um espaço ainda mais acolhedor e agradável, é possível envidraçar a cobertura ou utilizar o pergolado, uma estrutura decorativa formada por vigas moduladas, ideal para locais próximos à piscina, churrasqueiras ou ambiente de transição. O pergolado de concreto é mais durável e resistente às variações climáticas, além de poder ser coberto ou não, embora sua estrutura seja aberta nas laterais, para trazer maior circulação de ar.

Se optar por fechar o pergolado, invista em vidro ou policarbonato para criar uma área mais refinada e moderna. Se preferir, use plantas trepadeiras e garanta um estilo mais rústico e natural ao apartamento. Porém, antes de definir a melhor opção, é fundamental verificar as possibilidades junto aos padrões e regulamentos do empreendimento.


Desenvolvido por Noblind